MENSAGEM: O FOGO DO QUARTO RAIO –
O fogo cristal arde por dentro. Arde sem se ver.
A sagrada chuva de prata seca as águas da ilusão e, no terreno árido e ressequido, só o orvalho das lágrimas que poderiam ser choradas faz brotar as estranhas e imortais flores do espírito.
O clamor ecoante da harmonia é, por fim, tão forte e atraente que não deixa voz para gritar a grande dor da forma vencida pelo conflito com ninguém: a ilusão vence-se a si própria através da sua própria luta.
O fogo do 4º raio arde com brandura mas queima em todos os músculos dilacerando horrivelmente – bela e horrivelmente – a carne.
A harmonia é um breve momento, um prêmio inesquecível, mas que logo parecerá irreal.
A paz, o descanso, o sabor da vitória ou o contemplar sobranceiro dos despojos de guerra não são consentidos aos nossos guerreiros.
Eles lutam com armas que ninguém vê – nem muitos dos outros guerreiros – pois ferem-se a si mesmos com a especial crueldade de que só o Espírito é capaz.
Não os amamos menos do que a outros, mas o seu caminho não é o do testemunho visível dos grandes amores ou dos grandes ódios. Contudo são maiores os seus contrastes e os seus amores para que o conflito seja maior e maior ainda a flor da harmonia que surgirá. SERAPIS BEY