DEPRESSÃO E ESPIRITUALIDADE
A depressão é considerada uma das doenças desta época, mas ela sempre esteve presente na humanidade desde que surgiu a frustração devido a expectativas não realizadas.
Como agora as cobranças são maiores e as informações chegam mais rápido parece que há mais pessoas deprimidas.
Quem sofre deste mal deve procurar a medicina tradicional porque pode ser genético e precisa ser tratada por um psiquiatra além da psicologia. Hoje temos bons psiquiatras que tratam da questão com uma visão espiritual e até de vidas passadas.
O estado depressivo pode estar latente e nunca se manifestar como pode ser desencadeado por um problema emocional; o que acontece geralmente.
Muitas vezes a causa é a solidão ou a vida afetiva não correspondida (isto inclui filhos longe ou com relações em conflito; ou a falta dos filhos), mas também podem ser as expectativas cada vez maiores na vida profissional e na manutenção do status que gera stress e por sua vez desencadeiam as situações que vemos nos jornais: suicídios, assassinatos, violência, ódio.
O primeiro que deve ser feito neste caso é procurar ver dentro si mesmo o que está faltando, todos podemos fazer isto, e começar a procura do caminho de reencontro dos nossos sonhos que é o caminho da Luz.
Não é bom fugir da depressão por medo de contar o que se está passando e sentindo.
Sempre há uma dor no estado depressivo; sejamos compreensivos e amorosos com quem está neste estado.
Orar, meditar e estar em contato com pessoas de bem espiritualmente ajudam muito porque trazem mais alegria e despertam novamente a esperança que nos levará a encontrar o que gostamos de fazer.
Reencontre sua essência, faça o que lhe dá alegria, trabalhe com cores, artesanato, pintura, tricô tudo o que misture cores é muito bom. Cuide de plantas. Tenha um cachorrinho ou gatinho que possa pegar no colo.
Saia de casa, conheça pessoas, e se não sabe o que quer faça este exercício simples, porém muito efetivo: coloque ao lado da cama uma folha de papel e um lápis e todos os dias ao acordar escreva o que gostaria de fazer na vida.
Repita 21 dias e depois encaminhe-se no que escreve; verá que pouco a pouco a depressão da lugar à VIDA.
Nunca diga “tenho depressão” porque você não comprou nem nasceu com ela; ela não é sua; não lhe pertence; nunca diga “a minha depressão”; a expressão correta é “momentaneamente estou com depressão, mas já está se resolvendo”.
E conte com a gente para lhe dar uma força! Ame-se! Você é capaz!
Da amiga Rakel Possi, com amor.