METÁFORA DA ENCHENTE
Conta uma história que havia uma vez um homem morando em numa cidade pequena que sonhou que Deus lhe avisava que haveria uma grande enchente, mas que ele seria poupado de um desastre maior.
No dia seguinte a chuva começou e o riacho do lugar transbordou; a água foi chegando com muita força e todos ficaram assustados tentando se salvar menos ele.
A água ia subindo e ele dizia Deus vai me salvar!. Alguns vizinhos passaram com uma canoa, a água já chegava à cintura, mas ele não aceitou ajuda e disse: Deus virá me salvar!
Mais a água subia e ele já teve que subir na geladeira. Outros vizinhos passaram com um barco a motor e chamaram por ele, mas ele voltou a repetir: Deus virá me salvar! E não foi.
Mais chuva e a água subindo tão rápido que agora ele subiu no telhado, então viu um helicóptero que descendo chamou por ele e jogou uma corda para ele subir, mas o homem de novo repetiu: Deus virá me salvar! E não foi.
A chuva não deu trégua e ele acabou morrendo afogado.
Quando chegou ao céu foi brigar com Deus, claro! Cobrando, ele disse: O Senhor disse que me salvaria! Mas eu estou aqui morto.
Então Deus respondeu: EU mandei uma canoa, um barco e um helicótero e você não aceitou ajuda.
Pois é, muitas vezes Deus envia seus Mensageiros com notícias, avisos, meios que nos poem ao par da realidade, mas nós não queremos aceitar a ajuda.